12.23.2010

Volta as aulas

Começaram as aulas! Estou de volta ao bom sistema de ensino e suas metodologias magníficas. Alunos e mais alunos enriquecem aqueles donos ditadores de colégios de rede privada. Pelo menos o meu colégio está bem colocado quanto ao Enem. Acho que o adestramento de mentes está dando resultados. Pelo menos nada, pelo que o pagamos tinha mais era que está ainda melhor.

Passamos anos de nossas vidas naquele local que de tanto odiar acabamos sentindo falta, mas quando voltamos para as aulas acabamos nos lembrando que nada é sombra e água fresca e os professores já fazem o favor de mandar tarefa no primeiro dia. Talvez seja só para irritar-nos ainda mais, ou talvez eles se divirtam com o nosso sofrimento, mas e então porque os chamamos de professores, porque não torturadores?

Passamos oito anos no fundamental e ainda temos três pelo médio e esse conjunto só vai ser avaliado em uma única prova, o vestibular. Além de ser algo totalmente irracional, fazer uma prova que na verdade é de resistência e não de conhecimento, não constata que alguém é ou não capaz de entrar em uma UF. O governo era para dar-nos educação básica, e essa não é apenas saber que 1+1=2, vai muito além que isso. Educação é para a vida, para os problemas reais que enfrentaremos e não aquelas perguntas na prova de matemática/física que são triviais e no mínimo idiotas. O governo tem mais é que dar-nos as vagas** nas universidades, ele é quem precisa de pessoal para trabalhar e assim desenvolver o país. Afinal sem trabalhadores pagando os impostos o governo quebra.

Mas existe um contra argumento, que até concordo. Como vamos por tanta agente nas universidades? É impossível que ela suporte a carga de pessoas e existe outro problema que o ensino das universidades públicas ficaria debilitado. Alguns alunos ingressariam nas UFs sabendo muito (alunos de escolas privadas) e muitos alunos sabendo pouco (alunos de escolas públicas). O que atrasaria o ensino total em pelo menos um ou dois semestres, pois teriam que antes fazer a sondagem dos conhecimentos para assim o curso iniciar-se.

Mas como isso levaria anos, décadas, séculos (já que se trata de Brasil), então vamos deixar isso de lado, apesar de ser o certo a acontecer, mas Brasil não é mesmo. Vamos pensar um pouco mais sobre nossa escola de rede privada e imagino que as demais também. Em todas as escolas temos algumas matérias básicas: português, corrupção, matemática, ladroagem, físico-química, formação de quadrilha, Biologia, vagabundagem, geografia e história.

Deixe-me explicar. Quem nunca filou numa prova ou já passou fila? Eu mesmo já passei uma prova inteira para um amigo meu, ele tirou 9,7 e eu 9,5. Não comento. O que vocês acham disso? Algo normal? Claro que não! Isso é corrupção, estamos indo totalmente contra uma regra e ainda traficando informações.

Quando a ladroagem em colégio privados é menos freqüente, mas acontece também em colégio públicos com mais incidência. Em privados, que é o único que posso falar, podemos dizer que os maiores delitos é o roubo de pincel para a pichação em áreas públicas (banheiros, paredes, carteiras).

A vagabundagem é o ato efetuado por todos, junto com a formação de quadrilha é a mais encontrada em aulas e colégio. Cada um vai para o seu grupo/tribo e falaram/fazem o que bem acham certo sem medo de suas conseqüências.

Isso torna as aulas uma verdadeira praça de alimentação de shopping em dia de domingo. Vários grupos distintos, um falando sobre o que fazer no fim de semana, outro organizando algum passeio, outro falando da vida alheia, outro copiando o exercício e no final de tudo saímos formados por números de zero a dez que vai para uma folha que chamamos de boletim. Pois bem eu vou resumir todos os boletins de minha vida: Parabéns você está passando de matéria, está seguindo a conduta correta para formar-se um péssimo cidadão brasileiro. Em resumo: não vá contra isso, você será chamado de louco, chato, prego e outras coisas mais. Então para evitar bullying continue desse jeito e forme-se para a universidade, pois só a universidade vai te formar para a vida. Colégio NUNCA vai fazer isso.

**Não sou contra a prova do vestibular, sou contra o que ela provoca aos alunos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário