12.23.2010

Estudar demolição.

O típico café da manhã brasileiro: pão com manteiga e uma dose de violência no jornal da manhã. Mas hoje algo me chamou atenção: vândalos em escolas. Não vândalos normais, os próprios alunos. Mas o que levará um aluno de 11/12 anos a destruir a própria escola? Simples: a educação não passa de regurgitação de assuntos infundados, ou seja, o aluno não se ver motivado em aprender porque não é ensinando a real serventia do assunto para o seu cotidiano, falta um objetivo mais plausível.
Não são poucos os vídeos em sites como ‘youtube’ que mostram alunos quebrando o patrimônio escolar e colégios sendo invadidos pelos próprios alunos. Pais estão pasmos e os professores estão amedrontados.
De quem seria a culpa de tudo isso? Dos pais que trabalhando todo o dia, chegam tarde e cansados em casa e esses por sua vez colocam a responsabilidade do ensino e aprendizagem para o colégio? Ou nos professores que tem de sofrer ordem de seus superiores e ai daquele que se opor?
A culpa é do sistema de "ensino". Caso o aluno deixasse de ver a escola como uma prisão, os professores como policiais e o diretor como delegado, talvez encontrassem a solução. Entretanto, por qual motivo um político gostaria que as escolas fossem como grandes centros de EDUCAÇÃO? Para ter jovens revoltosos que possam mobilizar e colocar um governo real? Claro que nenhum político coronelnunca iria fazer isso. E por isso que temos escolas particulares detonando com as escolas públicas. Este é o mais claro exemplo de uma sociedade corrupta e excludente.

**Releia Colégio e educação. Existe alguma relação?

Nenhum comentário:

Postar um comentário