12.23.2010

Filho da pátria

Já fazia tempo que não posto nesse blog. Então até que fim eu tive uma luz sobre o que escrever. Afinal nesse blog eu não posso apenas por citações de minha vida, existe todo um mecanismo de pesquisa para melhor informa-lhes sobre dado assunto.

Chegaram as eleições! Até que fim. Hoje já posso votar primeiro direito totalmente assegurado e exercido aos meus 16 anos de juventude. Agora sim, posso dizer que sou realmente um cidadão brasileiro. EU SOU IMPORTANTE PARA OS POLÍTICOS. Nem que seja só para por um ladrão no poder. Está bem, ladrão não, corrupto que vai fazer um pequeno buraco em meu bolso. Só em pensar que algumas personalidades inéditas chegaram ao poder e só vou ver-los foras quando eu tiver 20...

Por falar em pessoas ilustres, fiquei surpreso com o resultado das urnas. Quem diria que seria tão incrível assim? Todos cometeram equívocos, até mesmo os órgãos de pesquisa, ou seja, tudo foi decidido nas últimas 72 horas. Talvez ao colocar um palhaço no um palhaço no meio daqueles que fingem ser normais seja a maior prova que precisamos melhorar a educação. Quando falavam que o legislativo é uma piada, um circo era uma metáfora e não uma totalrealidade. O que um jogador de futebol tem a fazer como deputado federal? E um verdadeiro palhaço como o tiririca?

Quando vi a notícia de que ele tinha recebido a maior votação, fiquei feliz, pois mostra que o povo brasileiro está indignado e acha que até um palhaço pode fazer melhor. Mas isso foi apenas um jeito de alertar aos políticos, mas não, ele quer assumir mesmo. Piada agora se tornou os eleitores e leitos, o que dá pelo menos uma esperança de que acontecerá algo novo em breve. Resta saber se vai acontecer a coisa boa ou ruim primeiro.

Em um país com 153 milhões e eleitores e sendo 51% mulheres, imagino que existam muitos cidadãos nessa pátria de medidas continentais, mas o que é uma pessoa cidadã. Se me perguntarem, responderei que é uma pessoa que tem a capacidade de interagir na política, ou seja, discutir, votar e opinar sobre vários assuntos do cotidiano. Com direitos e deveres.

O que se entendo hoje por cidadania sempre foi muito assemelhado à noção de direitos, os direitos políticos, a capacidade de o indivíduo intervir, manipular, na direção dos interesses públicos do Estado, participando de modo direto roubando ou indiretoroubando na formação do governo e na sua administração, seja ao votar (vendendo o voto), seja ao disputar a cargo público (Ladrão de classe). Porém, dentro de uma democracia ou pseudo, a própria definição de Direito, acompanha alguns deveres, afinal estamos em coletividade e os direitos de um indivíduo são garantidos a partir do cumprimento dos deveres de TODOS.

Mas espere. O meu direito é tecnicamente assegurado, afinal eu sou um cidadão, mesmo que idiota. Mas e quando aquele garoto que está fumando crack no meu jardim que fica na calçada? Ele não é um cidadão. Ele não é brasileiro. ELE PERCENCE AO BRASIL! Temos que cuidar dos filhos de nossa pátria e não sair descriminando e culpando-os pela violência quando na verdade é nossa culpa. Esquecemos de dar educação aos filhos da pátria e meus irmãos. Vergonhoso o quanto somos ignorantes e colocamos certas pessoas no poder. Pergunto-me o que elas têm a fazer quando a essa CRIATURA, pois cidadão não pode ser, não há direito a ele. O que torna a cidadania algo subjetivo ao dinheiro. Você necessita ter uma renda, residência fixa, isso e aquilo para ser. Ridículo isso. Apenas temo por essas crianças, jovens e adultos que só vêem uma solução: a ilegalidade. Talvez não seja a educação que salve tudo, mas sim uma verdadeira pátria cidadã. Será que esses novos pseudos políticos têm isso a nos oferecer?

Nenhum comentário:

Postar um comentário