12.23.2010

Como descomemorar uma copa do mundo

A copa do mundo já começou a alguns dias, mas só ontem o Brasil foi jogar, um jogo disputadíssimo, mentira, eu não sei nada de futebol e nem mesmo assisti o primeiro tempo.Estava assistindo a copa do mundo de mountain bike. O segundo tempo mostrou-se mais empolgante e depois do gol do Brasil resolvi assisti-lo até o final. Mesmo não sendo o maior fã de futebol, o meu coração também sofreu ao ver a Coréia do Sul apertar o cerco ao Brasil, mas até que o segundo gol saiu e também, infelizmente, o primeiro da Coréia também foi feito. O jogo acabou em 2x1, foi bom, espero que com o tempo fique melhor. Agora você que está lendo já teve está pensando o porquê eu não assisto a copa, vou-lhe responder com uma pergunta. Como pode um país que a sua população é uma das que mais sofre com sida (síndrome da imunodeficiência adquirida) pobreza, fome, desemprego e estupros gastar Bilhões nas construções de estádios que só os de classe B e A deram direito, pois esse direito é assegurado pelo dinheiro que é escasso para muitos nesse pequeno país, mas grande de população.

Imagine você ganhar menos de UU$ 1,25 por dia, acho que não daria nem mesmo para comprar um lanche no intervalo do colégio. Pois bem essa é a realidade de 25% da população da África do Sul. Também constituído por uma população de várias etnias, culturas, línguas e crenças religiosas, possui 11 línguas oficiais e 79,5% da população é negra mesmo assim eles falam línguas diferentes denominadas bantas. Lembre-se do sétimo ano, aula de história, quando o professor (a) falou sobre a partilha da África pelos diabinhos europeus que mais parecia que o continente mãe foi feito de pizza. Esse grande erro colaborou com o surgimento de Apartheid. Regime de segregação racial que vem dês do tempo de colonização européia. Em 1990, o regime começou a ser desmantelado com o auxilio de tio Mandela, mais tarde em 94 ele torna-se o primeiro presidente da República da África do Sul que por sinal continuou parecendo uma parte da Europa, entretanto com diferenças graves.

Além do problema de viver-se com menos de dois dólares por dia a áfrica tem os seguintes problemas:

AIDS afeta 20% da população adulta

Estupros, 25% dos homens sul africanas confessaram já ter estuprado alguém.

Assassinatos, 52 mortas por dia.

55.000 casos de estupros todos os anos.

Maior incidência de estupros de CRIANÇAS E BEBES. Aqui no Brasil é menos ruim, são criança e adolescente.

Em uma pesquisa a 1500 estudantes de uma cidade pobre, foi constatado que 25% gostavam de fazer uma brincadeira chamada jackrolling, estupro em grupo, era algo divertido.

Enquanto tudo isso acontece, a classe média busca refúgios em seus condomínios prisões.

Surpreso, também fiquei e ainda existe copa do mundo em um país como esse, claro que sim, pois é bom para a FIFA, ela ganha e não é pouquinho! Explora-se mãe de obra barata, fazem-se hotéis luxuosos, investe em conforto para ser utilizado por meros estrangeiros por pouco mais de um mês. Que porra é isso? Não dizem que o esportes unem povos, talvez só os ricos sejam povos, o resto não é, então voltamos ao apartheid. Resolvi procurar um pouco mais, quanto custou essa brincadeirinha a AS.

Estádio de soccer city: um bilhão.

Port Elizabeth: meio bilhão.

Ellis park: 150 milhões.

Trem de alta velocidade: quatro bilhões. (esse só faz um trajeto de 15 minutos)

Infra-instrutora esportiva, viária e transporte: nove bilhões.

*Valores em reais.

Estamos em festa, bagunça e todo mais, só que ninguém tem idéia o total só em estádios e o final de toda a conta de onde isso vai parar. Trás turista, é verdade, vai levar vários, porém a maioria dos hotéis é de redes internacionais. Mas tem o comércio, claro, claro, vender aquelas cornetas e tambores que por sinal são muito baratos vai melhorar muito a vida da população, SONHEM É MELHOR! O especialista em economia diz que vai ser legal ter isso em sua terra, porém o retorno só vem em longo prazo, ou seja, quem vai pagar a linda conta dessa brincadeira vai ser os que mal têm para viver e vão acabar pagando a diversão dos outros! Acho que alguém está se divertindo ao ver outros sofrerem, pois bem, eu não e então prefiro não assistir a copa.

ESPERAM UMA CONTA FINAL DE 30 BILHÕES O QUE CORRESPONDE A 5% DO PIB DESSE PAÍS, E SE FOSSE NO BRASIL SERIA 200 BILHÕES LEVANDO-SE EM CONTA A MESMA PROPORÇÃO. E lembrando que o Brasil vai sediar a copa de 2014, então abre o olho Brasil! Você sabia que com todo o dinheiro gasto na copa da áfrica do sul, dava para premiar todos os seus habitantes com mil reais! Acha pouco? Eles ganham praticamente um dólar por dia, isso seria o mesmo que dobrar o que eles ganham por dois anos! Isso teria um resultado melhor do que uma copa do mundo até mesmo porque estádio, grama e bola não alimenta gente!

Nenhum comentário:

Postar um comentário