12.23.2010

Branco é rico e negro é pobre?

Se você fizer essa pergunta a algumas pessoas com que convivo, vão responder que sim. É pode até ter lógica, seja a situação: Você está caminhando para a sua casa e se depara com uma criança ou um adolescente deitado na calçada, quieto, a nossa reação é simplesmente desviar para BEM longe, mas você nunca desvia de um branco mal encarado na rua pois esse com certeza vai ser um “playboy” querendo chamar atenção.

Só vim escrever esse texto porque alguém comentou que era uma grande antítese o vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=etynYiitTD4, pois durante toda a trama do curta o ator principal que interpreta um menino pobre é branco europeu. Não consegui entender o que ela queria dizer com aquilo e retornei e perguntei para que ela explicasse e a resposta não me tirou a surpresa, ela apenas falou que menino branco é rico e menino preto é pobre. Já senti algo de errado nisso, pois sou negro (moreno, mas vamos deixar de frescura) e sou classe média. A Teoria dela é falha.

Continuei pensando nisso e notei que de certa forma ela está certa, até mesmo eu desvio de algumas pessoas mal encaradas da minha cor. Já chegar até a ser algo natural, você ver aquela pessoa e já vai desviando por impulso, mas quem me deu essa dêshabilidade? Para variar vou reclamar do capitalismo, mas a culpa é dele mesmo, é ele que dita que devem existir diferenças de classe, não lembro se é ele que diz que a classe A não pode juntar-se a classe C, nem séria preciso, isso já acontece eu já dei um exemplo e vou dar outro, ninguém se casa realmente por amor esquecendo o dinheiro, ou seja, nenhum empresário casa-se com a sua empregada assim como acontece nas novelas (para quem não sabe: aquelas histórias são ficções e não biografias de pessoas).

Pensei mais um pouco e lembrei-me que sou secundarista vestibulando e como todo bom aluno (o que eu não sou, entretanto presto atenção em assuntos polêmicos)sei que as incotas negristicas só servem para colégio públicos, não entendi porque, quer dizer que os alunos negros de colégio particular não tem descendentes africanos? Então eles são negros de total origem européia? Quando cogitei isso em aula ao professor ele disse que segundo o MEC, o negro rico tem traço europeu, bem na concepção de negro pelo MEC eu sou moreno médio, o legal é que eu tenho um amigo moreno escuro mesmo, ele é europeu? Acho que alguém ta precisando de uns óculos no governo, isso é um milagre, pois geralmente é a população que é roubada e não ver. Estamos evoluindo, agora somos todos iguais, negros ricos, negros pobres, branco pobre, branco rico. Se essa moda pegar logo existirá cotas de homossexuais, já que vão julgar que eles têm menos capacidade de aprender.

Atenção: Não queria denegrir nenhum homossexual ou derivado nesse post.

Nenhum comentário:

Postar um comentário